"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Nietzsche

Formspring

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Desabafos de Uma Educadora em Crise

panis et circencis


Cada vez mais fico consciente do abismo em que se encontra a Educação brasileira. A sensação, como educadora, é que estamos numa areia movediça, e a cada passo atolamos mais.

Dentro e fora da sala da aula, dificilmente encontramos alguém com repertório para discutir questões sociais, politicas, econômicas, ambientais, locais ou mundiais, mesmo de maneira básica. É desesperador. 

O único assunto onipresente nas rodas de brasileiros é a resenha esportiva. Aliás, quer fazer um assunto render nas redes sociais? Fale sobre futebol. Quer ouvir um brasileiro falar com desenvoltura sobre algum assunto? Fale sobre futebol. Não por acaso as arenas estão lindas, lugar do panis et circencis, mas as escolas estão um lixo.

Assuntos profundos e urgentes, como drogas, aborto, redução da maioridade penal, são tratados da maneira mais superficial, tosca, enquanto os números nos atropelam. 

Reféns da nossa ignorância, somos levados por um sem número de políticos inescrupulosos, por líderes religiosos enganadores, uma mídia elitista, e uma elite parasitária.

Me encontro cansada, e desanimada. Desistir não farei, pois acredito nas pequenas revoluções que podemos promover com o nosso exemplo de querer fazer diferente, de acreditar nas pessoas, nos alunos, através do conhecimento: chave para se compreender e fazer um país/mundo melhor.

Apesar de.
.

Nenhum comentário: